sábado, 13 de abril de 2013

A engenharia civil, e sua importância social desde a pré-história.


O que faz um engenheiro civil?
   O engenheiro civil é o profissional responsável pela área da construção civil, sendo cabível a sua profissão a realização de obras de estruturas como: pontes, edifícios, estradas, túneis, viadutos, aeroportos, barragens, obras sanitária e entre outros.

Quando surgiu a engenharia civil?
   A engenharia civil surgiu a partir do momento em que o homem deixou de ser nômade, e passou a ter um lar, ou seja, um habitat próprio e único, isso se deu a cerca de 6 mil anos atrás, e 2 mil anos mais tarde, surgiam as primeiras grandes obras, como, templos, palácios, canais e etc.

Qual sua importância na economia do Brasil? E no mundo?
   A área na qual atua engenheiro civil é responsável por uma incrível movimentação econômica de aproximadamente 70% do PIB nacional, tudo isso se devem aos grandes investimentos de infraestrutura em estádios, aeroportos, rodovias, hotéis e entre outros setores que deverão saturar todos os 3,2 milhões de turistas esperados segundo o site G1.globo.com para a copa de 2014, e  mais tarde os 4 milhões de estrangeiros das olimpíadas de 2016 que estarão concentrados em massa no Rio de Janeiro(cidade cede das olimpíadas), exemplo disso é os 55 bilhões de reais em investimentos estruturais nas cidades cede da copa, e no Rio de Janeiro.
   Bem, no mundo também não é diferente. Afinal hoje somos mais de 7 bilhões e até 2050 seremos 9,3 bi revela a ONU, e grande parte estará concentrada nos países subdesenvolvidos, oque ocasionará uma grande procura pelo o engenheiro civil, devido as estruturas desses países serem insuficientes para comportar tamanha população. Diante disso, é certamente provável uma maior valorização desse profissional, pois caberá a ele a responsabilidade de sanar esse problema.

E o curso de engenharia civil como é? É difícil?
   É um curso que se dedica especialmente a área das exatas, e que tem duração de 10 períodos, ou seja, cinco anos, porém existem algumas matérias de informática, leitura e produção de texto (geralmente no 1° semestre), e matérias com relação à parte administrativa de obras. Além disso, muitos têm os cursos de engenharias, não apenas civil como as demais, como algo difícil, oque realmente é. Porém com uma dose de dedicação e tempo, é possível superar esses obstáculos que surgirão durante o curso.