terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Efeitos comuns em estruturas

Olá pessoal, esta semana iremos falar sobre os esforços comuns em estruturas, ou seja, iremos discorrer sobre cada um, seus efeitos e consequências nas estruturas.
Comumente lembrado pelos projetistas na hora de calcular prédios, muros, pontes e entre outros diversos tipos de estruturas, os esforços mais evidentes são, tração, flexão, torção, compressão e cisalhamento.
Tração:
É um efeito comum nas estruturas, está ação tem a tendência de “esticar”.
Compressão:
                Agente natural das estruturas, á tração e uma espécie de pressão sobre os corpos envolvidos. Principal efeito nos pilares de edifícios de alvenarias convencionais.

Flexão:
                Consequente de esforços sobre corpos em descanso, ou seja sobre apoio, a flexão é a tendências de um corpo flambar, ou seja flexionar.



              



Cisalhamento:
                São efeitos de vetores de sentidos opostos, que tendem a “cortar” as estruturas.
         
                                                                      Cisalhamento entre vigas e pilares.
Torção:


                Ocorre quando forças agem em forma de espiral, causando o efeito da torção.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

ISO 14001

Primeiramente o que é o ISO (International Organization for Standardization), é a Organização Internacional para Padronização, ela é uma organização não-govenamental que busca normatizar produtos e serviços. E além da ISO 14001 existem enumeras outras, como a ISO 9001 e a ISO 22000.
A ISO 14001 define os requisitos para operar e estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).  A norma reconhece que as empresas possam diminuir os impactos ambientais e obter lucro.
Portanto  a ISO 14001 é de notável importância para quem deseja que sua construtora tenha comprometimento de fazer um mundo cada vez melhor, seja ele na  infraestrutura ou na sustentabilidade.