sábado, 11 de maio de 2013

Os impactos ambientais causados pelas hidroelétricas

   Hidroelétricas, a principal fonte de energia elétrica do nosso País e que beneficia tantos estados e municípios tem uma adversidade que ao mesmo tempo em que contribui positivamente para nosso dia-a-dia, atua simultaneamente de forma negativa com um agressivo impacto ambiental.
   Mudanças climáticas, perda da fauna e flora, extinções, são alguns exemplos dos malefícios causados pela construções de hidrelétricas, caso você esteja se perguntando se tudo isso realmente é possível, a resposta é sim, e agora vou lhe explicar um por um.
   As mudanças climáticas, é um dos efeitos mais perturbadores para a natureza, pois altera o equilíbrio em que a grande maioria das espécies de animais que lá habitavam antes estavam encaixados. Por quê? Devido à perca das árvores que antes ocupavam a imensa vastidão de água, na qual é necessário para uma usina de geração de energia hidráulica, oque influi diretamente para o aumento da temperatura, pois onde era flora hoje é apenas água.
   Perda da fauna e flora, é o impacto mais notório, pois é perceptível até aos olhos de um cego que o ambiente que lá existia, não existe mais, devido a grosseira retirada das árvores, oque consequentemente força os animais saírem, pois estão sem seu habitat, além disso nem todos encontram refugio, ou são resgatados por ambientalistas, oque na hora do alagamento, os deixam ilhados e acabam morrendo na maioria dos casos afogados.
   Extinções, essa sem dúvidas é a mais fácil de ser afetada, pois animais que encontravam-se em sensível equilíbrio são extremamente vulneráveis a mudanças, imagine as que se causam nas construções de uma dessas usinas.
   Bem, sabemos que as hidroelétricas são de extrema importância econômica não apenas para nossa nação, mas para todos os Países que dela fazem uso, entretanto é necessário pensar, pois nesse combate de engenharia vs. meio ambiente, não existe vencedor, e por isso é necessário encontrarmos alternativas, que possam ao menos minimizar esses impactos que futuramente nos afetará também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário